HOME > Brasil

Bolsonaro descaracteriza Prouni e autoriza benefício para ex-alunos de escolas privadas que não foram bolsistas no ensino médio

Programa beneficiava apenas estudantes que cursaram o ensino médio na rede pública ou que tiveram bolsa integral em instituições privadas

Bolsonaro descaracteriza Prouni e autoriza benefício para ex-alunos de escolas privadas que não foram bolsistas no ensino médio (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

247 -  O Programa Universidade para Todos (Prouni), que oferece bolsas de estudo, integrais e parciais (50%), em instituições particulares de educação superior, criado na gestão do ex-presidente Lula em 2004, foi descaracterizado por Bolsonaro.  O benefício social destinado às pessoas que estudaram o ensino médio em escolas públicas ou tiveram bolsa integral em escolas particulares, agora poderá ser acessado para ex-alunos não bolsistas de escolas privadas. 

 De acordo com reportagem do G1, os critérios econômicos continuam vigentes, ou seja, apenas candidatos com renda familiar per capita de até 3 salários mínimos podem pleitear o benefício usando a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Cotas 

A MP publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (7) trata ainda sobre a disposição de cotas destinadas a negros, indígenas e pessoas com deficiência. 

A partir da alteração proposta, segundo o Planalto, deverá ser considerado, de forma isolada, e não mais conjunta, o percentual de autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, e o percentual de pessoas com deficiência.

O assunto é o terceiro mais comentado no Twitter. Internautas criticaram a decisão do mandatário.


 


Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: