Brasil

Bolsonaro e Lula aparecem tecnicamente empatados em simulação de disputa pela Presidência

Levantamento do Paraná Pesquisas mostra Bolsonaro numericamente à frente de Lula no primeiro turno. No segundo turno, a diferença é de 0,1%

Imagem Thumbnail
(Foto: Reuters | ABR)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Uma pesquisa eleitoral realizada pelo instituto Paraná Pesquisas, a pedido do partido Progressistas (PP), trouxe à tona números intrigantes sobre uma simulação de corrida presidencial em 2024 - a próxima eleição para presidente ocorrerá somente em 2026. Jair Bolsonaro (PL) e o presidente Lula (PT) aparecem tecnicamente empatados na pesquisa, relata a revista Veja.

De acordo com o levantamento, no cenário principal, Bolsonaro lidera com 37,1% das intenções de voto, enquanto Lula fica logo atrás com 35,3%. Considerando a margem de erro de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos, os dois estão tecnicamente empatados. O estudo também revela a presença de outros candidatos, como o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), com 7,5% das intenções de voto, a ministra Simone Tebet (MDB), com 6,1%, e o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), com 1,8%. Além disso, 8% dos entrevistados afirmaram que votariam em branco, nulo ou nenhum, enquanto 4,2% não souberam ou não quiseram responder.

Bolsonaro demonstra vantagem sobre Lula em diversos segmentos do eleitorado, incluindo homens, eleitores entre 25 e 59 anos e aqueles com níveis de educação mais elevados, como ensino médio e ensino superior. No entanto, a maior diferença está entre os evangélicos, onde Bolsonaro lidera com 50% das intenções de voto contra 27,3% de Lula.

Por outro lado, Lula obtém vantagem entre os católicos, eleitores com ensino fundamental ou mais de 60 anos, jovens de 16 a 24 anos e mulheres. Ele também lidera nas regiões Nordeste, enquanto Bolsonaro se destaca no Sul, Sudeste e Norte/Centro-Oeste.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Em um cenário de segundo turno entre Bolsonaro e Lula, o ex-mandatário mantém uma pequena vantagem, com 41,7% das intenções de voto contra 41,6% de Lula. Nesse caso, 11,4% dos entrevistados optariam por votar em branco, nulo ou nenhum, e 5,3% não souberam ou não quiseram responder.

O levantamento, que ouviu 2.024 eleitores em 162 municípios de 26 estados e do Distrito Federal, foi divulgado pelo senador Ciro Nogueira, presidente nacional do PP, partido responsável por encomendar a pesquisa.

Vale ressaltar que Bolsonaro, no momento, está impedido de disputar eleições, pois foi declarado inelegível pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em ações que investigaram abuso de poder político em eventos oficiais durante o ano de 2022.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO