Bolsonaro e Moro vão se devorar?

Artigo de Juan Arias no El País levanta um tema para reflexão sobre a relação entre o presidente de extrema-direita Jair Bolsonaro e seu ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro. "Até quando poderão conviver sem se devorar?

O presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro.
O presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro. (Foto: REUTERS/Adriano Machado)

Por Juan Arias no El País - "Hoje o Brasil vive a novidade de ver governar juntos os dois maiores mitos do país depois do carismático Luiz Inácio Lula da Silva, que, mesmo condenado e na prisão, continua sendo o maior mito político da história moderna do país. Fora Lula, cuja trajetória política ainda não parece esgotada e poderia ressuscitar de suas cinzas como no velho mito da Fênix, os dois grandes mitos da política do Brasil atualmente são o presidente e capitão da reserva Bolsonaro e o ex-juiz Moro, que se retirou da magistratura para ensaiar sua nova aventura como político".  

"Ambos foram consagrados como mitos pelo povo. Bolsonaro foi apelidado assim por seus milhões de fiéis que o viram como um novo Messias capaz de libertar o país das garras da corrupção, da violência e da “praga da esquerda”, que segundo ele e suas hostes arruinaram o país e o despojaram de sua essência moral e religiosa. Para acrescentar um elemento essencial ao mito, o da proteção dos deuses, juntou-se a Bolsonaro a coincidência do atentado contra ele, visto, de baixo, como o sinal divino que o confirmava como o mito consagrado".  

"O outro mito é o do ex-juiz Moro, responsável principal pela Operação Lava Jato, que moveu em nível nacional uma cruzada contra a corrupção de políticos e empresários famosos. Pela primeira vez, aqueles intocáveis de colarinho branco acabaram na prisão, algo inédito até então neste país, considerado o da impunidade dos poderosos. Também neste caso, foi o povo que elevou o juiz Moro à categoria de mito, de escolhido pelos deuses. Era o novo superman contra a corrupção". 

Leia a íntegra

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247