CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Brasil

Bolsonaro enfraquece consenso democrático, diz autor de 'Como as Democracias Morrem'

O escritor Steven Levitsky, autor do best-seller Como as Democracias Morrem (Zahar) e professor da Universidade de Harvard diz que a insistência de Jair Bolsonaro de elogiar a ditadura militar enfraquece o consenso democrático no Brasil.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Em entrevista à coluna de Jamil Chade, o escritor deixa claro que, hoje, é a debilidade e a inépcia do presidente que tem evitado que ele cause um dano ainda maior à democracia no país.

Desde que assumiu, Bolsonaro vem repetindo elogios a governos militares do Brasil e do Cone Sul, além de insistir que não houve um golpe em 1964.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

"Nunca é bom para a democracia quando a elite política abertamente abraça práticas autoritárias", disse o autor. "Em parte, por isso ter um impacto na opinião pública", explicou.

"Quando pessoas eleitas e pessoas influentes abertamente elogiam e legitimam comportamentos não-democráticos, seja tortura, assassinatos extra-judiciais, ou golpes, é mais fácil para a sociedade aceitar", indicou.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Inepto

O professor de Harvard acredita que o Bolsonaro tem mais semelhança com Donald Trump que com o húngaro Viktor Orban, considerado por Levistky como o autocrata mais sofisticado do atual século.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Ao contrário de Orban, Bolsonaro "não é o autocrata mais sofisticado do século 21". "Como Trump, ele é bastante inepto em muitos aspectos. Ele não é especialmente disciplinado, ele não tem feito um bom trabalho na construção e manutenção de uma coalizão e, como resultado, ele não é muito popular", disse.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO