Bonde dos 40 ordenou ataques no Maranhão

Facção criminosa pode ter ligações até com Fernandinho Beira-Mar. Preso – com mais sete – pela Polícia Militar do Maranhão, nesse sábado (4), o integrante do Bonde dos 40 Hilton John Alves Araújo, mais conhecido como ‘Praguinha’, foi quem recebeu uma mensagem de texto (SMS, na sigla em inglês) ordenando para que os ataques fossem iniciados na capital

Facção criminosa pode ter ligações até com Fernandinho Beira-Mar. Preso – com mais sete – pela Polícia Militar do Maranhão, nesse sábado (4), o integrante do Bonde dos 40 Hilton John Alves Araújo, mais conhecido como ‘Praguinha’, foi quem recebeu uma mensagem de texto (SMS, na sigla em inglês) ordenando para que os ataques fossem iniciados na capital
Facção criminosa pode ter ligações até com Fernandinho Beira-Mar. Preso – com mais sete – pela Polícia Militar do Maranhão, nesse sábado (4), o integrante do Bonde dos 40 Hilton John Alves Araújo, mais conhecido como ‘Praguinha’, foi quem recebeu uma mensagem de texto (SMS, na sigla em inglês) ordenando para que os ataques fossem iniciados na capital (Foto: Leonardo Attuch)

Do Atual 7 - Os tentáculos da facção criminosa Bonde dos 40, que passou a ordenar uma série de ataques em São Luís, capital do Maranhão, nos últimos três meses, podem possuir uma forte ligação com um dos narcotraficantes mais conhecidos do País, atualmente cumprindo pena na Penitenciária Federal de Segurança Máxima de Catanduvas, no oeste do Paraná.

Trata-se de Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-mar, flagrado recentemente conversando sobre uma tentativa de transferência para o Maranhão com outro narcotraficante, Marcio dos Santos Nepomuceno, o Marcinho VP.

Na época da descoberta, a Associação dos Magistrados do Maranhão (Amma) se limitou ao trabalho de apenas uma emitir nota de repúdio. Já o então presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador Antonio Guerreiro Júnior, chegou a solicitar informações pertinentes sobre o caso aos secretários de Estado da Segurança Pública, Aluísio Mendes, e da Justiça e da Administração Penitenciária, Sebastião Uchôa.

Segundo o Atual7 apurou, até hoje, nenhuma resposta foi dada ao TJ/MA.

Preso – com mais sete – pela Polícia Militar do Maranhão, nesse sábado (4), o integrante do Bonde dos 40 Hilton John Alves Araújo, mais conhecido como ‘Praguinha’, foi quem recebeu uma mensagem de texto (SMS, na sigla em inglês) ordenando para que os ataques fossem iniciados na capital.

A mensagem, segundo a Secretaria de Estado de Segurança Pública, foi encaminhada por um detendo do Complexo Penitenciário de Pedrinhas, identificado como Jorge Henrique Amorim Martins, o ‘Dragão’, preso em flagrante no dia 27 de dezembro de 2012, por roubo qualificado. Ainda segundo a SSP/MA, ao recolher o aparelho – que servirá como prova no caso, a polícia constatou que nele havia uma mensagem de texto de ‘Beira-Mar’. O conteúdo do SMS, porém, não foi revelado.

Também preso em São Luís pela PM/MA, o homem que trocou mensagem com o narcotraficante recebeu da Justiça o benefício de indulto de Natal em 2012, quando não retornou à Penitenciária de Pedrinhas. Preso novamente em janeiro do ano passado, permaneceu na cadeia somente até outubro, quando a Justiça voltar a lhe conceder a liberdade – deu ordem de soltura por considerar que havia decurso de prazo (morosidade) no recurso interposto contra sua condenação.

Agora, com a nova prisão de ‘Praguinha’, além de continuar investigando as ações de vandalismo ocorridas em São Luís, a SSP quer saber como ele conseguiu contactar Fernandinho Beira-Mar, e qual a ligação do narcotraficante com o Bonde dos 40.

Conheça a TV 247

Mais de Brasil

Ao vivo na TV 247 Youtube 247