CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Brasil

Bope sai a campo no Rio com retroescavadeira

PMs quebram barreiras do trfico em favela; no Jacarezinho, viciados em crack so recolhidos para internao

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Brasil 247 _ A Polícia Militar do Rio de Janeiro saiu a campo, nesta sexta-feira 3, para realizar duas grandes operações. A primeira foi na favela do Taquaral, onde homens do Bope – Batalhão de Operações Especiais atuaram na quebra de barreiras de concreto construídas por traficantes para impedir o acesso do policiamento. Os policiais, encapuzados e armados com metralhadoras, contaram com o apoio de uma retroescavadeira para destruir os grandes obstáculos.

Na favela do Jacarezinho, na zona norte, uma operação para retirar moradores de rua da chamada "cracolândia" recolheu 69 pessoas nesta manhã: 53 adultos e 16 crianças e adolescentes. Foi a décima ação da Secretaria Municipal de Assistência Social (Smas) em parceria com as Polícias Civil e Militar nos últimos dois meses para o recolhimento de usuários de crack; a quarta na comunidade.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A ação foi a primeira após a publicação no Diário Oficial do Município, na segunda-feira, da regulamentação que determina a "internação compulsória" dos jovens para tratamento médico, mesmo contra a vontade deles ou da família. A medida vale somente para os que, na avaliação de um especialista, forem dependentes químicos.

As crianças e adolescentes recolhidas na operação de hoje serão conduzidas à Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), para o processo de identificação. Depois, serão levadas à Central de Recepção Carioca, onde passarão pela avaliação de médicos que "irão diagnosticar o grau de dependência química", segundo a Smas. As que necessitarem de internação compulsória serão encaminhadas à Casa Viva, em Laranjeiras, na zona sul do Rio, e as demais para outros abrigos da rede municipal.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A Smas divulgou que os dados de hoje apontam um declínio do número de pessoas que frequentam a "cracolândia" do Jacarezinho, já que nas últimas operações o total de recolhidos no local foi de 76, em 25 de maio, e 101, em 12 de maio. Desde o dia 31 de março, quando foi realizada a primeira operação na cidade, 760 pessoas foram retiradas das ruas: 591 adultos e 169 crianças e adolescentes..

 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO