HOME > Brasil

Brasil apresenta oficialmente candidatura a vaga no Conselho de Direitos Humanos da ONU

O Brasil já ocupou o Conselho por cinco vezes, mas nos últimos anos, deixou de lado o interesse nas discussões em torno do tema

Conselho de Direitos Humanos da ONU, em Genebra (Foto: Denis Balibouse/Reuters)

247 — O Brasil oficialmente apresentou sua candidatura para integrar o Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas. O anúncio foi feito durante um evento no Ministério das Relações Exteriores em Brasília, com a presença dos ministros responsáveis pelos Direitos Humanos, Igualdade Racial, Mulher, Saúde e Povos Indígenas.

O governo brasileiro enfatizou a criação de novos ministérios dedicados à defesa dos direitos humanos em sua candidatura, alegando que essas pastas têm a tarefa de colocar os direitos humanos no centro da política governamental, priorizando pessoas vulneráveis e dando voz às pessoas que historicamente tiveram seus direitos negados. 

O Brasil já ocupou o Conselho por cinco vezes, mas nos últimos anos, deixou de lado o interesse nas discussões em torno do tema. A mudança de postura agora pode permitir que o país seja um protagonista mundial na área. O Conselho de Direitos Humanos da ONU é composto por 47 países, responsáveis por eleger novos integrantes por um período de três anos, e as próximas eleições estão previstas para o segundo semestre deste ano, para o mandato de 2024 – 2026.