Brasil celebra Dia Mundial do Cuscuz neste domingo; conheça origem do prato e aprenda a fazer

Prato é considerado patrimônio imaterial da humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco)

www.brasil247.com - Cuscuz
Cuscuz (Foto: Reprodução/TV Fronteira)


247 - Neste domingo, dia 19 de março, é comemorado o Dia Mundial do Cuscuz, em homenagem a um dos pratos mais populares e queridos do país, especialmente na região Nordeste.

Considerado patrimônio imaterial da humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), o cuscuz é um prato que faz parte da cultura e da história do Brasil, sendo um símbolo da diversidade cultural do país.Trata-se de um preparado feito com semolina de trigo, água e sal, que é cozido no vapor e depois servido com diversos acompanhamentos, como carne de sol, ovos, queijo, manteiga, leite condensado, entre outros.

Para celebrar a data, diversos eventos são realizados, principalmente na região do Nordeste, com feiras, festivais e concursos gastronômicos. 

Origem

Acredita-se que a origem do prato seja no norte da África, especificamente na região que compreende Marrocos, Argélia e Tunísia. O cuscuz teria sido difundido pelos povos berberes e árabes, que o levaram para outras regiões, como o Oriente Médio e a Península Ibérica.

Ao longo do tempo, o cuscuz foi sendo adaptado e incorporado às culinárias de diferentes países, ganhando variações de acordo com os ingredientes disponíveis e as tradições locais. Em Marrocos e na Tunísia, por exemplo, o cuscuz é frequentemente preparado com legumes e carnes, e pode ser acompanhado por molhos ou condimentos picantes.

Confira uma receita simples de cuscuz:

Ingredientes:

  • 2 xícaras de água
  • 1 xícara de sêmola de milho
  • 1/2 colher de chá de sal
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva

Modo de preparo:

  1. Coloque a água em uma panela e leve ao fogo médio para ferver.
  2. Em uma tigela, misture a sêmola de milho e o sal.
  3. Adicione a mistura de sêmola de milho à água fervente e mexa rapidamente até que a sêmola tenha absorvido toda a água.
  4. Abaixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de 5 minutos, mexendo de vez em quando para evitar que grude no fundo da panela.
  5. Retire a panela do fogo e deixe o cuscuz esfriar por alguns minutos.
  6. Adicione o azeite de oliva e misture bem.
  7. Despeje o cuscuz em uma forma ou recipiente de sua escolha, pressionando-o firmemente com as costas de uma colher ou com as mãos úmidas.
  8. Deixe o cuscuz esfriar completamente antes de desenformar e servir.

Você pode servir o cuscuz com legumes cozidos, carne, frango ou peixe. É uma receita simples e muito versátil. Bom apetite!

(Artigo escrito com apoio de inteligência artificial).

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

O conhecimento liberta. Quero ser membro. Siga-nos no Telegram.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Apoie o 247

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

Cortes 247