HOME > Brasil

Brasil enviará ajuda a países africanos

Regio do Nordeste da frica, que passa por seca severa, receber 53 mil toneladas de alimentos, intermediados pela ONU

Selo Fonte Preferida no Google do Brasil 247

Agência Brasil – O Ministério das Relações Exteriores informou nesta quinta-feira que o Brasil enviará 53 mil toneladas de alimentos para países da região conhecida como Chifre da África, que fica no Nordeste do continente. A expectativa é que dois grandes navios graneleiros deixem o país nos primeiros dias de setembro. Segundo o Itamaraty, o motivo da doação é o agravamento da seca que atinge a região.

A Somália receberá 38 mil toneladas, enquanto 15 mil toneladas serão encaminhadas a campos de refugiados na Etiópia. De acordo com o coordenador-geral de Ações Internacionais de Combate à Fome do Itamaraty, Milton Rondó Filho, inicialmente, os países receberão apenas feijão e milho. “A doação já era prevista, mas foi antecipada devido à piora da crise da seca. A declaração de fome [emitida pela Organização das Nações Unidas, a ONU] é da semana passada, mas já notamos que estava havendo deterioração na região”, disse Rondó.

O Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas (PMA) vai intermediar a doação. Até agora, o Brasil embarcou 2,4 mil toneladas de feijão para o Haiti. De acordo com a ONU, a doação que será encaminhada aos países do Chifre da África equivale a R$ 34,5 milhões em alimentos, a décima em uma lista de 30 países.

A doação de alimentos a países em situação humanitária delicada é permitida por lei que entrou em vigor em junho. Ela autoriza o governo a doar, até junho do ano que vem, 500 mil toneladas de arroz, 100 mil toneladas de feijão, 100 mil toneladas de milho, 10 mil toneladas de leite em pó e 1 tonelada de sementes de hortaliças.

Além da Somália e da Etiópia, podem ser beneficiados países como a Bolívia, El Salvador, a Guatemala, o Haiti, a Nicarágua, o Zimbábue, Cuba, o Sudão, a República Centro-Africana, o Congo, Níger e a Coreia. Também foi autorizado o embarque para os países da Comunidade de Países de Língua Portuguesa e para a Autoridade Nacional Palestina.

Região com pouco mais de 2 milhões de quilômetros quadrados de área e cerca de 90 milhões de habitantes, o Chifre da África fica no extremo Nordeste do continente. É formada pela Somália, Etiópia, Eritreia e pelo Djibuti. Fica na Península Arábica que, em sua parte asiática, tem o Iêmen, a Arábia Saudita, Omã, os Emirados Árabes e o Kwait.