Brasil fecha mais empresas do que abre pelo quinto ano seguido, diz IBGE

O Brasil fechou mais do que abriu novas empresas pelo quinto ano consecutivo, aponta pesquisa Demografia das Empresas e Estatísticas de Empreendedorismo de 2018, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

(Foto: Wilson Dias/Agência Brasil)
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

247 - O Brasil fechou mais do que abriu novas empresas pelo quinto ano consecutivo, aponta pesquisa Demografia das Empresas e Estatísticas de Empreendedorismo de 2018, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No total, 697,1 mil empreendimentos foram abertos, mas 762,9 mil companhias encerraram suas atividades. O saldo ficou negativo em 65,9 mil. A pandemia ainda agravou a situação, aponta reportagem do jornal O Globo. 

O Cadastro Central de Empresas (Cempre) de 2018 somava um total de 4,4 milhões de empresas no Brasil, nas quais trabalhavam 38,7 milhões de pessoas. A idade média das empresas era de cerca de 11,6 anos, acrescenta a reportagem. 

“O comportamento de saída e entrada de empresas tem relação direta com a atividade econômica do país. Só em 2014, 218 mil fecharam as portas. Nos anos seguintes, esse movimento continuou, mas num patamar menor, refletindo a atividade econômica do período, que vem sendo fraca desde então “ analisa o gerente responsável pelo estudo, Thiego Gonçalves Ferreira.

O conhecimento liberta. Saiba mais

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247