Brasil pode ser destino de refugiados de conflitos árabes
ONU escala Pas no plano global de reassentamento. Quase 44 milhes de pessoas no mundo deixaram seus lares
247 com agências internacionais – O Brasil pode ser o destino de refugiados de conflitos árabes. É o que afirma o chefe do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur), António Guterres, em visita ao País. "Estamos desenvolvendo um plano global de reassentamento com vários países, inclusive o Brasil", assinalou Guterres em declarações divulgadas pela "Agência Brasil". A máxima urgência seria alojar os líbios que estão em regiões de fronteiras com a Tunísia e o Egito.
Para Guterres, a situação no Oriente Médio e no norte da África é atípica. Pelo menos uma crise por mês foi identificada no primeiro semestre do ano. "Não vemos uma crise global iminente. Agora, neste momento, há uma tendência de cada vez mais, as pessoas serem obrigadas a sair de seus ambientes naturais (países de origem)", ressaltou o ex-primeiro-ministro de Portugal.
De acordo com a agência Efe, até 2010, 43,7 milhões de pessoas foram deslocadas no mundo todo, o maior número nos últimos 15 anos, e sendo 15,4 milhões consideradas refugiadas. Só o Brasil abriga 4.432 refugiados de 77 nacionalidades, com 64% de origem africana, segundo o Comitê Nacional para os Refugiados (Conare), organismo do Ministério da Justiça.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: