CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Brasil

Brasil tem perto de 1 milhão de casos de Covid-19, mas Bolsonaro diz que números "não condizem com a realidade"

Mesmo com o Brasil ocupando a segunda posição nas confirmações e na quantidade de mortes por Covid-19, Jair Bolsonaro continua a fazer de conta que problema é menor. "Os números não são muito precisos" e "obviamente não condizem com a realidade", disse ele

Paciente com coronavírus em hospital em São Paulo e Jair Bolsonaro (Foto: Reuters)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Insistindo na ideia de que existe um alarmismo sobre o coronavírus, Jair Bolsonaro voltou a reclamar dos números de infectados e de mortos pela doença no País. De acordo com ele, "os números não são muito precisos” e "obviamente não condizem com a realidade". 

Bolsonaro disse não ter informações de que "qualquer pessoa tenha falecido por falta de UTIs ou respiradores". De acordo com a plataforma Worldometers, que disponibiliza dados sobre a Covid-19 em nível nacional, o Brasil ocupa a segunda posição em número de confirmações (891 mil) e de mortes (44,1 mil).

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

"Temos informações do Brasil todo de muita gente que falece de várias comorbidades e, entre elas, a covid, e entra na estatística como covid apenas. Isso não ajuda para que tenhamos uma numeração perfeita do que acontece, para que possamos tomar outras iniciativas", afirmou ele, de acordo com o jornalista Augusto Fernandes, no Correio Braziliense, ao reportar entrevista de Bolsonaro concedida à Band News nesta segunda-feira (15).

Na semana passada, o ministro da Saúde interino, Eduardo Pazuello, anunciou que a pasta vai alterar os critérios para a divulgação dos números. Na nova contagem não ficariam registradas as confirmações e as mortes de forma acumulada. A plataforma ainda não foi lançada.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

"A nova forma, que foi muito bem feita pelo Pazuello, nós computamos os mortos naquele dia. As mortes de dias anteriores nós não descartamos, simplesmente computamos naqueles dias anteriores. A metodologia mudou e ajudou bastante. Baixou muito no Rio de Janeiro. Amazonas praticamente zerou. Roraima está bastante alto. A tendência é diminuir como um todo sim, estamos notando isso aí", disse Bolsonaro, que também atacou o Supremo Tribunal Federal, ao dizer "estou sendo complacente demais", em referência a investigações sobre fake news e atos pró-golpe.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO