CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Brasil

Brasília completa 100 dias sem chuva

Segundo as previses meteorolgicas, os brasilienses ainda tero de esperar mais alguns dias para deixar de sentir os efeitos da seca

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Agência Brasil – A capital federal contabiliza hoje (18) 100 dias sem chuva. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os brasilienses ainda terão de esperar mais alguns dias para deixar de sentir os efeitos da seca. A previsão é que as primeiras chuvas ocorram a partir do dia 20. No entanto, segundo o meteorologista Hamilton Carvalho, elas devem ter pouca duração e ser em pontos isolados da cidade, o que não será suficiente para afastar o calor e o clima seco que têm incomodado a população nos últimos meses. Em 2010, foram registrados 128 dias sem chuva.

Nos últimos dias, a umidade relativa do ar, que chegou a ficar entre 10% e 15% nas horas mais quentes do dia em agosto, vem aumentando e os menores índices atingiram 20% com a chegada de nuvens carregadas a estados da região central do país, como Goiás, Minas Gerais e Mato Grosso. Esse percentual, entretanto, ainda caracteriza estado de atenção, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A temperatura máxima também sofreu pequena queda nos últimos dias e atingiu 27 graus Celsius (ºC). No domingo passado (11), os termômetros registraram 33,4 ºC, a maior temperatura do ano na capital, segundo o Inmet.

A população não vê a hora de dar as boas-vindas à chuva. “O que a gente mais faz é usar o umidificador”, diz o aposentado Manoel Moraes, que passou alguns dias no Rio de Janeiro para fugir dos incômodos da secura, entre eles, tosse, cansaço e dificuldade de respirar.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

“Este ano está mais seco. Vai ser muito boa [a chuva]”, acrescenta a também aposentada Elenice Ferreira.

O meio ambiente também sente os efeitos da seca. As queimadas destruíram cerca de 35 mil hectares de vegetação – o equivalente a 35 mil campos de futebol. A Floresta Nacional de Brasília perdeu, pelo menos, 25% de sua área por causa de um incêndio.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O grande número de incêndios florestais levou o Governo do Distrito Federal a declarar situação de emergência na semana passada. O decreto tem vigência de 60 dias. Com isso, a Secretaria de Meio Ambiente, a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros terão facilidade de adquirir equipamentos para controlar o fogo, como máscaras e abafadores. O decreto perde a validade se cair o risco de novos focos de queimadas.

Para enfrentar a seca, uma das recomendações é beber, no mínimo, dois litros de água por dia.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO