CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Brasil

Brasília estuda implantar rodízio de carros

Projeto polmico do deputado distrital Evandro Garla est prestes a ser debatido no plenrio da Cmara Legislativa. Parlamentares da Comisso de Economia j concordaram com a proposta

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Priscila Mesquita_Brasília247 – O debate sobre a adoção de um sistema de rodízio de carros em Brasília volta à tona. Foi aprovado na manhã desta quinta-feira (29), na Comissão de Economia, Orçamento e Finanças (Ceof) da Câmara Legislativa, projeto de lei do deputado Evandro Garla (PRB) que prevê a medida, já existente em São Paulo. A proposta seguirá ao plenário para ser discutida pelos 24 distritais assim que passar pela última comissão, a de Constituição e Justiça, que tem reunião na terça-feira pela manhã. O DF tem mais de 1,2 milhão de veículos, segundo dados do Detran divulgados em abril.

O projeto prevê que, depois de seis meses de rodízio, o GDF faça uma avaliação técnica ou junto à população para decidir se a medida terá continuidade. Garla apresentou a proposta em março. Suas principais motivações foram os aspectos ambientais e de saúde. "O crescimento da frota é de 70% a cada oito anos, não tem como manter a qualidade de vida assim", afirma. Ele aponta o aumento da emissão de monóxido de carbono e do estresse como consequências do trânsito intenso.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Seguindo modelo do que ocorre na capital paulista, o texto determina que saiam de circulação os carros com final 1 e 2 às segundas-feiras, 3 e 4 às terças, 5 e 6 às quartas, 7 e 8 às quintas e 9 e 0 às sextas. A área onde ocorrerá o rodízio e o horário serão estipulados pelo governo. Garla definiu exceções: transporte coletivo, motocicletas, táxis, transporte escolar, guinchos e veículos de serviços essenciais e de emergência.

Na sessão da Ceof desta manhã, os quatro deputados presentes foram favoráveis à tramitação da proposta. Cláudio Abrantes (PPS) avaliou que, como a renda do brasiliense é alta, o problema do trânsito pode se agravar com aumento da frota. Benedito Domingos (PP) reconheceu que as vias não acompanham o crescimento do número de carros e que, por isso, o rodízio vai ajudar a diminuir o congestionamento. Wasny de Roure (PT), líder do governo, e Agaciel Maia (PTC), presidente da Ceof, também votaram pela aprovação do projeto na comissão. O objetivo de todos, ao aprovar o projeto, foi proporcionar um debate entre os 24 deputados, diante de tamanha polêmica. Tão grande que o presidente da Comissão de Constituição e Justiça, deputado Chico Leite (PT), já declarou ser contra a proposta.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO