Bresser-Pereira: Lula pode contribuir para que o Brasil volte à normalidade
De acordo com o economista Luiz Carlos Bresser-Pereira, Lula "deverá, ao mesmo tempo, tentar unir as esquerdas —uma tarefa quase impossível. E ajudar a definir as bases de um projeto econômico que seja equilibrado, que distribua os custos inevitáveis do ajuste econômico e abra novas perspectivas para o desenvolvimento do país"
247 - Economista Luiz Carlos Bresser-Pereira avalia que, entre os líderes políticos, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é o que tem "mais capacidade de livrar o Brasil do ódio e do radicalismo e restabelecer o acordo básico próprio das sociedades democráticas".
"Ele é o político de grande envergadura que agora, livre, pode contribuir para que o Brasil volte à normalidade. Lula é um político desenvolvimentista de centro-esquerda; para realizar essa missão precisará conversar com a centro-direita liberal, cujo maior líder hoje é o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ)", diz ele em coluna publicada no jornal Folha de S.Paulo.
De acordo com o economista, Lula "deverá, ao mesmo tempo, tentar unir as esquerdas —uma tarefa quase impossível. E ajudar a definir as bases de um projeto econômico que seja equilibrado, que distribua os custos inevitáveis do ajuste econômico e abra novas perspectivas para o desenvolvimento do país".
"Deverá, também, pensar em quem apoiará para a Presidência da República. O ideal é que seja alguém fora do PT. Entre os nomes possíveis, creio que Roberto Requião, do PMDB do Paraná, é o mais qualificado para assumir este papel".
