Caciques de 14 povos do Xingu protestam contra indígena bolsonarista em comitiva brasileira

Caciques de 14 povos indígenas do território do Xingu, mais a Associação Terra Indígena Xingu protestaram contra a presença da youtuber indígena Ysani Kalapalo na comitiva oficial do governo brasileiro na ONU. Ysani é bolsonarista, defende o presidente nas redes sociais e está com frequência em Brasília, em apoio a atos da ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves

Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

247 - Caciques de 14 povos indígenas do território do Xingu, mais a Associação Terra Indígena Xingu protestaram contra a presença da youtuber indígena Ysani Kalapalo na comitiva oficial do governo brasileiro na ONU. Ysani é bolsonarista, defende o presidente nas redes sociais e está com frequência em Brasília, em apoio a atos da ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves. 

A reportagem do jornal O Globo destaca que "ela não conta com apoio das lideranças do Xingu, nem mesmo do cacique dos kalapalo."

A matéria ainda sublinha que "as 14 lideranças e a associação representativa do território do Xingu divulgaram um manifesto contra a representação de Ysani na comitiva presidencial na ONU. Intitulado "carta de repúdio", o documento diz que o convite a Ysani "demonstra mais uma vez o desrespeito com os povos e lideranças indígenas renomados do Xingu". A jovem embarcou a Nova York, nesta segunda, junto com a comitiva do presidente."

A carta ainda acrescenta que "desrespeita-se a autonomia própria das organizações dos povos indígenas de decisão e indicação de seus representantes em eventos nacionais e internacionais (...) O governo brasileiro ofende as lideranças ao dar destaque a uma indígena que vem atuando constantemente em redes sociais com objetivo único de ofender e desmoralizar as lideranças e o movimento indígena do Brasil."

O conhecimento liberta. Saiba mais. Siga-nos no Telegram.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

WhatsApp Facebook Twitter Email