HOME > Brasil

Cappelli adia envio da Força Nacional ao Rio

Secretário-executivo do MJ foi ao Rio tentar destravar o envio da Força Nacional em meio à crise na segurança pública, mas anunciou o adiamento, citando questionamentos do MPF

Ricardo Cappelli (Foto: Brasil247)

247 - O secretário-executivo do Ministério da Justiça (MJ), Ricardo Cappelli, anunciou neste sábado (7) em entrevista à TV 247 o adiamento do envio da Força Nacional para o Rio de Janeiro, citando questionamentos do Ministério Público Federal (MPF) do Rio de Janeiro acerca de uma planejada megaoperação de segurança. Cappelli foi a Rio de Janeiro para tentar destravar as negociações, mas o Procurador da República está preocupado em saber se a ação obedecerá a critérios de direitos humanos.

"Não vamos enviar a Força Nacional ao Rio nesse momento", afirmou Cappelli, mencionando o MPF. "Vamos conversar com o MPF, esclarecer e a partir disso avaliar o envio da Força Nacional", acrescentou. 

Cappelli disse ainda que o governo não busca autorizar a operação de forma apressada. 

A decisão ocorre em um momento em que o próprio governo estadual já havia solicitado o auxílio da Força Nacional diante do crescente clima de insegurança, enquanto o Rio de Janeiro enfrenta momentos críticos de criminalidade que perturbam a paz da população.