HOME > Brasil

Celso Amorim: mudança na Argentina se propagará pelo continente

Em entrevista de Buenos Aires para o jornalista Mario Vitor Santos, o ex-chanceler Celso Amorim diz que é uma importante "conjugação de fatos" comemorar o aniversário do ex-presidente Lula com a provável vitória de Alberto Fernandez para presidente da Argentina. "O neoliberalismo está sendo derrotado, porque não corresponde aos anseios do povo, às necessidades de uma economia moderna", diz ele

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O ex-chanceler brasileiro Celso Amorim está na Argentina acompanhando as eleições presidenciais que acontecem neste domingo, 27, e avaliou o cenário político com a provável eleição do candidato de centro-esquerda Alberto Fernandez, numa derrota para o neoliberal Mauricio Macri. 

Em entrevista ao jornalista Mario Vitor Santos, do Jornalistas pela Democracia, no Hotel Savoy, em Bueno Aires, Celso Amorim diz que as mudanças na Argentina devem se espalhar pelo continente sulamericano. 

"Essas eleições são fundamentais. Nós estamos vendo toda essa reação ao neoliberalismo na América do Sul. Episódios no Equador, no Chile, a própria vitória do Evo Morales na Bolívia, a eleição na Argentina tem um sentido muito forte, porque é o País onde muitas das coisas começaram", disse ele.

"Caso se confirme, esta eleição será um vento de mudança como outros que vieram daqui do sul e que se propagará pelo continente. É de grande importância para o povo argentino", avaliou Amorim, acrescentando que o impacto da vitória de Alberto Fernandez e Cristina Kirchner pode ir além da região. 

"De certa maneira é um laboratório onde o neoliberalismo foi testado, depois de uma eleição e ele está sendo derrotado, porque não corresponde aos anseios do povo, às necessidades de uma economia moderna", acrescentou o ex-chanceler brasileiro. 

Celso Amorim também comentou o aniversário de 74 anos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que está sendo comemorado em dezenas de cidades pelo Brasil e no exterior. 

"É uma importante conjugação de fatos, comemorar o aniversáriodo Lula com uma vitória de forças progressistas", disse ele.

Inscreva-se na TV 247 e assista à entrevista de Celso Amorim ao Mario Vitor Santos:

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: