Celso Daniel: crime político

Ministrio Pblico reitera a tese de que ex-prefeito de Santo Andr foi assassinado em razo da disputa por recursos desviados na cidade

Celso Daniel: crime político
Celso Daniel: crime político (Foto: Folhapress)

247 – Sequestrado e morto em 2002, o ex-prefeito de Santo André, Celso Daniel, é o pivô de um crime ainda não esclarecido no País. Ontem, o Ministério Público de São Paulo reafirmou a tese de crime político. Leia reportagem do jornal O Globo:

MP reafirma tese de crime político no caso Celso Daniel

Guilherme Voitch, O Globo

O Ministério Público de São Paulo sustenta que o assassinato do ex-prefeito de Santo André, no ABC Paulista, Celso Daniel, foi um crime com motivações políticas. A tese foi reafirmada nesta quarta-feira pelo promotor Márcio Augusto Friggi de Carvalho.

Segundo ele, os cinco réus que vão a julgamento a partir desta quinta-feira, em Itapecerica da Serra, na Grande São Paulo, foram contratados com o objetivo de matar o prefeito petista, a mando do empresário Sérgio Gomes da Silva, o Sombra.

Daniel foi sequestrado no dia 18 de janeiro de 2002 em uma estrada rural de Juquitiba. Ele dividia um caminhonete de luxo com Silva, que foi ignorado pelos sequestradores. Dois dias depois, Daniel foi encontrado morto com oito tiros e sinais de tortura.

De acordo com o MP, os dois estariam envolvidos em um esquema de desvio de recursos públicos e fraudes em licitações de coleta de lixo e transporte público.Os recursos desviados seriam utilizados para financiar a campanha política do PT naquele ano.

Daniel teria rompido com o empresário quando descobriu que ele desviava os recursos em benefício próprio. Sentindo-se ameaçado, o empresário contratou o grupo de Dionísio de Aquino Severo, assassinado em abril do mesmo ano, para matar Daniel, simulando um crime comum de sequestro.

Outras seis pessoas ligadas ao caso, entre elas testemunhas e um policial que participou das investigações, foram mortas ou morreram em condições suspeitas nos últimos dez anos.

 

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247