HOME > Brasil

Cientistas alertam que "se nada for feito, pronunciamentos do Ministério da Saúde só informarão o número de mortos”

"Se nada for feito nos próximos dias, os pronunciamentos do Ministério da Saúde se resumirão a informar o número de mortos”, destaca a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) em uma carta enviada ao ministro da Saúde, Nelson Teich

Nelson Teich (Foto: José Dias/PR)

247 - Em uma carta enviada ao ministro da Saúde, Nelson Teich, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) cobrou um plano de ação do governo Jair Bolsonaro para o enfrentamento da pandemia provocada pelo novo coronavírus. "Se nada for feito nos próximos dias, os pronunciamentos do Ministério da Saúde se resumirão a informar o número de mortos”, destaca o texto assinado pelo presidente da SBPC, Ildeu Castro Moreira.

O documento ressalta, ainda, que as principais ações para conter o aumento do número de vítimas e evitar o colapso do sistema de saúde são o isolamento dos casos confirmados e o distanciamento social. 

"Portanto, é fundamental que a população se sinta amparada e possa ouvir uma voz uníssona que reforce essas diretrizes, assumindo uma conduta única, em consonância com o que os cientistas de todo mundo pregam. Ainda não atingimos o pico da epidemia e o número de vítimas fatais continua em ascensão vertiginosa", observa a SBPC na carta.