HOME > Brasil

Com Ciro Nogueira na Casa Civil, Centrão terá poder inédito

Chegada de Ciro Nogueira à Casa Civil abre caminho para o grupo político e parlamentar de direita ocupar ainda mais espaço político

Palácio do Planalto e o senador Ciro Nogueira (PP-PI) (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil | Edilson Rodrigues/Agência Senado)

247 - O senador Ciro Nogueira (PP-PI) foi confirmado nesta terça-feira (27) como novo ministro-chefe da Casa Civil do governo de extrema direita de Jair Bolsonaro. Agora, um dos principais líderes do Centrão fica à frente do principal posto já ocupado por esse bloco partidário de direita. Jair Bolsonaro afirmou que está entregando a “alma do governo” a Ciro Nogueira.

Embora as siglas do Centrão tenham ocupado cadeiras de destaque na Esplanada dos Ministérios, jamais tinham indicado um nome para um ministério com o prestígio e o poder da Casa Civil. 

A pasta é considerada a mais importante do Executivo e concentra todas as nomeações da máquina pública, destaca reportagem do Globo.

Caberá ao novo ministro conduzir as relações do governo Bolsonaro com o Congresso e tentar enfrentar a CPI da Covid no Senado. 

A entrega de um ministério central a um grupo político e parlamentar de direita e fisiológico ocorre em um dos momentos de maior enfraquecimento de Bolsonaro desde que chegou ao Palácio do Planalto. 

Bolsonaro está atrás nas pesquisas de intenção de voto e tem altos índices de rejeição pela população. 

Um dos resultados da chegada de Ciro Nogueira ao topo do governo é a retomada das negociações entre Bolsonaro e o PP, partido presidido pelo agora titular da Casa Civil, com vistas à disputa eleitoral do ano que vem. 

Inscreva-se no canal de cortes da TV 247 e saiba mais: