HOME > Brasil

Com meme e música 'Descer pra BC', Banco Central desmente fake news sobre taxação do Pix

Na postagem, a instituição coloca no mesmo patamar “amantes de teoria da conspiração” e aqueles que divulgaram desinformação

Sede do Banco Central em Brasília (Foto: Reuters/Adriano Machado)

247 – O Banco Central (BC) enfatizou nesta quarta-feira (15) que as declarações sobre a taxação do Pix são falsas.

Em vídeo publicado no Instagram, a autoridade monetária desmentiu as fake news relacionadas à modalidade de pagamento, utilizando um meme com a canção sertaneja “Descer pra BC” – originalmente, a música faz alusão a Balneário Camboriú.

Na postagem, a instituição coloca no mesmo patamar “amantes de teoria da conspiração” e aqueles que divulgaram desinformação sobre o Pix.

"E aí, meus adoradores de ET? Meus amantes de uma teoria da conspiração e caçadores de tarifa em serviço de pagamento de graça", diz a narração do vídeo. "BC sincero na área 'full pistola' porque vocês decidiram descer pra BC no comecinho do ano com essa lorota de que o Pix vai ser cobrado. Nada muda nas regras do Pix, bebê”, diz o vídeo.

Ainda nesta quarta-feira, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou que o governo federal vai revogar a nova norma da Receita. A medida, alvo das fake news, aumentaria a fiscalização sobre transações realizadas por pessoas físicas via Pix que ultrapassem R$ 5.000 mensais.

Artigos Relacionados