HOME > Brasil

Com receio de derrota, Bolsonaro avalia plano B para a presidência da Câmara

O Palácio do Planalto avalia que apoiando a candidatura do líder do PP, Arthur Lira (AL), pode ser derrotado na disputa pela presidência da Câmara e começa a cogitar outros nomes, inclusive de deputados que estão licenciados dos mandatos por ocuparem cargos ministeriais

Jair Bolsonaro e plenário da Câmara dos Deputados (Foto: Najara Araujo/Câmara dos Deputados | Carolina Antunes/PR)

247 - Jair Bolsonaro começou a discutir um plano B diante das dificuldades de o líder do PP, Arthur Lira (AL), se viabilizar para ganhar as eleições à presidência da Câmara dos Deputados.

Desenvolve-se em Brasília uma luta ferrenha entre a extrema direita, liderada por Jair Bolsonaro e os setores tradicionais da direita alinhados em torno do atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM). 

Bolsonaro já avalia descartar o apoio a Arthur Lira, líder do chamado Centrão, e apoiar outro nome, inclusive do seu Ministério. 

Segundo os jornalistas Julia Chaib e Gustavo Uribe da Folha de S. Paulo, ,estão sendo cogitados os nomes dos ministros Fábio Faria (Comunicações) e Tereza Cristina (Agricultura). Os dois têm mandato parlamentar e estão licenciados: o primeiro pelo PSD e a segunda, pelo DEM.

Além deles, auxiliares palacianos citam um eventual apoio ao presidente nacional do MDB, deputado federal Baleia Rossi (SP), que tem boa relação com o general Luiz Eduardo Ramos, ministro da Secretaria de Governo.