Combustível mais limpo

Em 2012, o diesel que chegar aos postos ter menos enxofre e ser menos poluente. Quem garante a Petrobras

Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

Fernando Porfírio_247 – A Petrobras garante diesel mais limpo a partir do ano que vem. O mesmo discurso está sendo feito pelos fabricantes de automóveis que prometem colocar no mercado ainda este ano veículos adaptados para o novo combustível. O anúncio foi feito ao Ministério Público Federal. A Petrobras disse que seu combustível terá menor quantidade de enxofre. A Agência Nacional do Petróleo (ANP) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) seguiram na mesma linha ambientalista.

Em 2008 foi firmado um acordo estabelecendo que os postos de combustíveis terão o diesel S-50, com menor teor de enxofre e menos poluente, nas bombas a partir de janeiro de 2012. A indústria automobilística se comprometeu a iniciar a distribuição dos veículos leves e pesados a diesel, adaptados para receber o novo combustível, já no final de 2011.

A ANP já concluiu e apresentou o Plano de Abastecimento do diesel S-50 e a Petrobras garantiu, por sua vez, que o diesel com menos enxofre terá produção nacional e, se necessário, a demanda será suprida também por meio de importações. O Ibama licenciará os veículos que atendam às exigências do acordo e fiscalizará o cumprimento do acordo em âmbito nacional.

O diesel S-50 será utilizado por todo o país para veículos da etapa P-7 e L-6 do Proconve durante o ano de 2012 e será substituído pelo diesel S-10 em 2013. Nos novos veículos, com motores adaptados para essa etapa, a redução da emissão de poluentes será muito significativa. Para veículos de etapas anteriores, o diesel S-50 também será benéfico e reduz as emissões de poluentes em cerca de 10%. Entretanto, veículos a diesel modelo 2012 não deverão ser abastecidos com o diesel comum, sob risco de degradação do motor. As informações trazidas aos autos pelas partes comprometidas com o acordo contradizem boatos que circularam no mercado automobilístico e de combustíveis de que não haveria diesel S-50 em quantidade suficiente para que fossem cumpridas as etapas do acordo previstas para 2012.

O conhecimento liberta. Saiba mais. Siga-nos no Telegram.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

WhatsApp Facebook Twitter Email