CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Brasil

Comissão de Anistia avalia indenização a Dilma, mas Damares é quem "decide"

Comissão da Anistia deverá colocar em pauta, na próxima quarta-feira (26) e quinta-feira (27), o processo de indenização movido presidente deposta Dilma Rousseff, por ter sido perseguida e torturada pela ditadura militar; decisão final sobre a concessão ou não do benefício compete à ministra Damares Alves

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - A Comissão da Anistia deverá colocar em pauta, na próxima quarta-feira (26) e quinta-feira (27), o processo movido pela ex-presidente Dilma Rousseff, deposta pelo golpe parlamentar de 2016, pede indenização por ter sido perseguida e torturada pela ditadura militar. A Comissão da Anistia é formada por 27 membros e a decisão final sobre a concessão ou não do benefício compete à ministra da Família, Mulher e direitos Humanos, Damares Alves, que já se manifestou ser contrária ao pagamento de indenização à ex-presidente. Além deste, o colegiado irá avaliar outros 97 processos do gênero. 

O pedido de Dilma à Comissão foi protocolado em outubro de 2002. O processo, porém, foi suspenso a pedido dela pelo fato de ter assumido o cargo de ministra e se tornado presidente da República. Em 2016, porém, após o golpe, ela voltou a pedir a tramitação do caso. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Desde que assumiu o ministério no começo do ano, porém, Damares promoveu mudanças no colegiado – ampliando o número de membros, inclusive indicando pessoas contrárias ao pagamento das indenizações e servidores do Ministério da Justiça, dentre eles apoiadores da candidatura de Jair Bolsonaro. 

Em março, Damares debochou da situação dos ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma ao que "Tem casos de dois ex-presidente que vamos analisar. Será que falo os nomes deles? É Luiz Inácio Lula da Silva. Acho que é isso, né? E a ex-presidente Dilma Rousseff. Ex-presidente. Não presidenta", ironizou na ocasião (Leia no Brasil 247). 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO