Como obter um visto para os Estados Unidos

Quem está planejando viajar aos EUA já deve saber que para fazer isso é preciso obter o visto do país. 

Como obter um visto para os Estados Unidos
Como obter um visto para os Estados Unidos (Foto: Divulgação)

Quem está planejando viajar aos EUA já deve saber que para fazer isso é preciso obter o visto do país. O visto é a permissão de entrada concedida pelo governo americano aos estrangeiros que desejam ingressar nos Estados Unidos. Ele é cedido ainda em terras brasileiras junto ao consulado norte-americano no Brasil.

Existem diversos tipos de vistos — para trabalhar, estudar ou turismo, por exemplo. Abaixo, focaremos no processo de obter visto de turismo para quem deseja passar férias ou um curto período em solo norte-americano. Veja mais outros tipos de visto americano.

Passa a passo para obter o visto para os EUA

Antes de começar, vale lembrar que é preciso iniciar o processo de visto para os EUA o quanto antes pois a entrevista realizada junto ao consulado leva um tempo para ser agendada. Portanto, recomenda-se iniciar o pedido tão logo o solicitante tenha confirmação da viagem.

Como falamos, existem diversos tipos de visto, cada um descrito por um código composto por um número e uma letra. Para o visto de turista, os códigos são B1 (negócios e acadêmico) e B2 (turismo e tratamento médico). Dito isso, seguem os passos para obter o visto:

1. Tenha um passaporte válido

Somente pessoas com passaporte válido podem fazer a solicitação do visto junto ao consulado norte-americano. O passaporte brasileiro é emitido pela Polícia Federal e o pedido de emissão pode ser feito pelo site da PF — clique aqui para acessar. O passaporte tem a validade de 10 anos, por isso, é importante checar se o seu estará válido por pelo menos mais 6 meses depois da data de retorno da viagem.

2. Preencha o formulário DS60

O DS60 é o formulário referente aos vistos para não imigrantes. O solicitante deve preenchê-lo diretamente no site do Departamento de Estado norte-americano. Além dos dados pessoais, serão solicitadas informações detalhadas sobre a viagem, como quando pretende ir, o que fará, onde ficará etc. É importante preencher tudo com o maior nível de detalhes e o mais sincero possível.

3. Pague a taxa de solicitação do visto

Todo visto tem um custo. No caso do visto de não imigrantes B1 ou B2, a taxa de solicitação é de 160 dólares. Logo após o preenchimento do formulário, o solicitante terá a opção de pagar a taxa com cartão de crédito internacional ou gerar um boleto no valor mencionado. Lembrando que o pagamento é em dólar e é preciso checar a taxa de câmbio do dia que será feito para saber quanto custará em reais.

4. Solicita a entrevista no CASV e no consulado

A solicitação do visto conta com duas etapas presenciais: uma entrevista no CASV, Centro de Atendimento aos Solicitantes de Visto dos EUA, e uma no consulado norte-americano. Depois de enviar o formulário preenchido e pagar a taxa, é preciso solicitar a marcação das entrevistas no site da Embaixada dos EUA no Brasil, informando o número de preenchimento do DS60.

5. Faça as entrevistas no CASV e no consulado

A primeira entrevista é no CASV para retirada da impressão digital e foto. As sedes do CASV no Brasil são em Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo. O solicitante deverá comparecer à sede determinada na marcação com:

  • Passaporte válido;
  • Página de confirmação do formulário DS-160 impressa;
  • Página de confirmação e instruções do agendamento impressa;
  • Crianças ou maiores de 65 anos devem levar uma foto 5 x 5 ou 5 x 7 colorida, tirada nos últimos 6 meses e com fundo branco. Os demais não precisam levar a foto, porque será tirada no local.

Depois da entrevista no CASV, será agendada a entrevista no consulado. Veja aqui a lista completa de documentos necessários. Os endereços do consulado norte-americano no Brasil ficam em Brasília, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo. Nessa etapa, o solicitante será questionado sobre os detalhes da viagem. É importante que as informações sejam iguais às entregues no formulário DS60.

Sendo aprovado, o visto é liberado em uma média de 10 dias após a entrevista no consulado. Vale lembrar que o visto é válido por 10 anos, o que não quer dizer que esse será o tempo que o solicitante poderá ficar nos EUA ininterruptamente — isso dependerá do seu pedido. O visto poderá ser enviado diretamente à casa do solicitante ou retirado em uma das unidades do CASV.

Conheça a TV 247

Mais de Brasil

Ao vivo na TV 247 Youtube 247