TV 247 logo
      HOME > Brasil

      Conselho do MP arquiva inquérito contra Dallagnol, mas aponta falta de decoro

      O Conselho Superior do Ministério Público Federal votou pelo arquivamento do inquérito para investigar o procurador Deltan Dallagnol, considerando que as declarações em que chama ministros do STF de "panelinha" para "leniência a favor da corrupção" estão dentro do direito de liberdade de expressão; mas alguns conselheiros consideraram que o procurador faltou com decoro e tentou constranger os ministros do Supremo

      Conselho do MP arquiva inquérito contra Dallagnol, mas aponta falta de decoro (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
      Dayane Santos avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - O Conselho Superior do Ministério Público Federal arquivou, por 9 votos a 2, o inquérito administrativo disciplinar aberto para investigar o procurador da força-tarefa da Lava Jato no Paraná Deltan Dallagnol. O processo tratava das declarações do procurador em que afirma que os ministros da 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal formavam uma panelinha e mandavam uma mensagem "muito forte de leniência a favor da corrupção".

      Apesar da maioria dos conselheiros entenderem que as críticas estavam dentro da liberdade de expressão do pensamento, os conselheiros Luciano Mariz Maia, vice-procurador-geral da República, e Ela Wiecko votaram pela abertura do processo disciplinar.

      "As expressões dirigidas contra ministros da mais alta Corte concretizam falta de decoro pessoal. Constrangem não apenas os ministros da Suprema Corte, constrangem os que lutam pelo respeito ao estado de direito e à democracia. Constrangem o MP, órgão previsto em lei com atuação perante ao Supremo Tribunal Federal", disse Mariz.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: