HOME > Brasil

Consulta do Senado pela liberação da maconha tem sim ganhando com folga

Consulta pública aberta no site do Senado sobre a "regulação do uso recreativo, medicinal e industrial da maconha", tem a aprovação da ampla maioria das pessoas que participaram da enquete; segundo o site, mais de 11,6 mil pessoas são favoráveis a liberação do uso da maconha, contra apenas 670 que dizem que não querem ver o uso da erva regulamentado; apesar da consulta estar aberta desde 2014, mais de 6,9 mil votos foram registrados nas últimas 24 horas

Maconha (Foto: Paulo Emílio)

247 - A consulta pública aberta no site do Senado sobre a "regulação do uso recreativo, medicinal e industrial da maconha", tem a aprovação da ampla maioria das pessoas que participaram da enquete. Segundo o site, mais de 11,6 mil pessoas são favoráveis a liberação do uso da maconha, contra apenas 670 que dizem que não querem ver o uso da erva regulamentado. Apesar da consulta estar aberta desde 2014, mais de 6,9 mil votos foram registrados nas últimas 24 horas.

De acordo com o regimento interno do Senado, qualquer cidadão pode propor um projeto, sob o nome de ideia legislativa. Caso, em quatro meses ela receba a adesão de 20 mil pessoas, ela vira uma sugestão legislativa e é encaminhada e é encaminhada à Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH).

A proposta para regularizar o uso da maconha é de autoria de André Kiepper. Ele alega que "o mercado não regulado de maconha gera violência, crimes e corrupção" e que: "o usuário é penalizado e milhares de jovens estão presos por tráfico".