HOME > Brasil

Contra violações dos direitos fundamentais, ex-ministro cria rede de defesa gratuita

Beto Vasconcelos, advogado e ex-secretário Nacional de Justiça no governo Dilma Rousseff, está lançando o Projeto Aliança, uma rede composta por advogados, defensores públicos e entidades ligadas ao direito, para defender de forma gratuita pessoas e organizações que tiverem seus direitos fundamentais violados. Criação da rede veio na esteira do crescimento dos casos de violação da liberdade de opinião, de ensino, além dos ataques motivados por questões de raça, gênero e religião.

Beto Vasconcelos (Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)

247 - Beto Vasconcelos, advogado e ex-secretário Nacional de Justiça no governo Dilma Rousseff, está lançando o Projeto Aliança, uma rede composta por advogados, defensores públicos e entidades ligadas ao direito, para defender de forma gratuita pessoas e organizações que tiverem seus direitos fundamentais violados. 

Entre os integrantes do Projeto Aliança estão o ex-ministro da Justiça José Carlos Dias, a ex-juíza da Corte Penal Internacional Sylvia Steiner e o advogado criminalista Augusto Arruda Botelho. Entre as instituições que fazem parte da rede estão o Instituto ProBono, o Instituto de Defesa do Direito de Defesa (IDDD) e o Instituto Brasileiro de Ciências Criminais.

A criação da rede, segundo Vasconcelos, veio na esteira do crescimento dos casos de violação da liberdade de opinião, de ensino, além dos ataques motivados por questões de raça, gênero e religião.