Cresce o número de brasileiros interessados em sair do país

Incerteza eleitoral, demissões e falta de perspectiva são alguns dos fatores que levaram o número de brasileiros interessados em sair do país

www.brasil247.com - Aeroporto Internacional de São Paulo
Aeroporto Internacional de São Paulo (Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)


Sputnik Brasil - De janeiro a 12 de junho deste ano, 14.014 brasileiros declararam à Receita Federal sua saída definitiva do país. O número supera os 15.690 registrados em todo 2021.

Incerteza eleitoral, demissões e falta de perspectiva. Esses são alguns dos fatores que levaram o número de brasileiros interessados em sair do país e não voltar saltar este ano, em relação a 2021.

Segundo noticiado, de janeiro a 12 de junho deste ano, 14.014 brasileiros declararam à Receita Federal sua saída definitiva do país. O número supera em muito os 15.690 registrados ao longo de todo o ano passado.

Um dos destinos mais procurados é Portugal, tanto pela facilidade por compartilhar o mesmo idioma quanto pela recente flexibilização das regras estabelecidas para brasileiros para a retirada da cidadania portuguesa.

A tendência gera preocupação, em particular, por conta da chamada "fuga de cérebros". Em janeiro deste ano, o tema já havia despertado a atenção da mídia, que destacou que a redução dos investimentos em ciência e pesquisa, somada à precarização nas condições de trabalho, tem levado profissionais altamente qualificados a buscar reconhecimento e melhores oportunidades no exterior.

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: 

O conhecimento liberta. Quero ser membro. Siga-nos no Telegram.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Apoie o 247

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

Cortes 247

WhatsApp Facebook Twitter Email