HOME > Brasil

CUT sobre cortes no Bolsa Família: governo irresponsável

O presidente da CUT, Vagner Freitas, reforçou que “o Bolsa Família, um dos principais programas que ajudaram a tirar o Brasil do Mapa da Fome da ONU, agora corre o risco de simplesmente ser cortado pela metade por causa de um governo irresponsável, que coloca nas costas da população mais pobre a conta do golpe”

CUT sobre cortes no Bolsa Família: governo irresponsável (Foto: Sul 21)

247 - O presidente da CUT, Vagner Freitas, criticou os cortes orçamentários no Bolsa Família pelo governo Michel Temer e afirmou que a medida é uma irresponsabilidade não apenas fiscal.

“O Bolsa Família, um dos principais programas que ajudaram a tirar o Brasil do Mapa da Fome da ONU, agora corre o risco de simplesmente ser cortado pela metade por causa de um governo irresponsável, que coloca nas costas da população mais pobre a conta do golpe”, diz ele. Os relatos foram publicados no site da CUT.

Os recursos do orçamento para garantir o pagamento aos beneficiários do Programa Bolsa Família só estão provisionados (separados) até junho do ano que vem. A outra metade do orçamento - que corresponde a R$ 15 bilhões - só será liberada se o futuro presidente eleito em outubro tiver maioria no Congresso para aprovar o crédito adicional.

Vagner lembra que o programa Bolsa Família contribuiu para que cerca de 39 milhões de pessoas saíssem da situação de extrema pobreza durante os governos de Lula e Dilma.

“Além disso, ajudou a manter a economia brasileira aquecida, pois o beneficiário do Bolsa Família recebe o dinheiro e gasta no consumo, nas necessidades da família, o que faz girar de imediato a roda da economia”, diz Vagner, ao citar um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), que aponta que a cada real investido no Bolsa Família, R$ 1,78 voltam à economia nacional.

*Com informações da CUT