HOME > Brasil

Demissionário, Ernesto Araújo não encontra apoio nem entre a ala bolsonarista do Congresso

Parte dos bolsonaristas avalia que a relação que Jair Bolsonaro conseguiu estabelecer com o Congresso não pode ser prejudicada pela permanência do chanceler Ernesto Araújo à frente do Itamaraty

Ernesto Araújo (Foto: REUTERS/Adriano Machado)

247 - A permanência do ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, que vem sendo pressionado por parlamentares e empresários a pedir demissão em função de sua péssima atuação à frente do cargo e dso recentes ataques feitos à senadora Katia Breu (PP-TO), não é defendida nem pela ala bolsonarista que apoia o governo. 

De acordo com reportagem da coluna Painel, da Folha de S. Paulo, parte dos bolsonaristas avalia que a relação que Jair Bolsonaro conseguiu estabelecer com o Congresso não pode ser prejudicada pela permanência de Araújo no cargo.  

“Existe pressão pela troca. Não vejo problema algum em trocar, ele já fez a sua colaboração, mas às vezes ceder tem seus ganhos”, disse o deputado federal Bibo Nunes (PSL-RS). Os bolsonaristas também observam que não enxergam divergências entre os presidentes do Senado e da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) e Rodrigo Pacheco (DEM-MG), respectivamente, com o chanceler por motivos ideológicos.

Ainda conforme a reportagem, interlocutores do chanceler afirmam que ele atacou a senadora Kátia Abreu na redes sociais, insinuando que a parlamentar Katia Abreu (PP-TO) e o Senado fazem lobby em favor do 5G chinês - alegam que ele a inciativa foi feita após o Congresso exagerar nas críticas.