Desnutrição mata 15 pessoas por dia no Brasil, segundo Ministério da Saúde

Dados do Ministério da Saúde aponta que 5.653 pessoas morreram de desnutrição em 2017 no Brasil, sendo uma média de mais de 15 pessoas por dia; os números contradizem o discurso feito pelo presidente Jair Bolsonaro, que afirmou ser “uma grande mentira” dizer que há fome no Brasil

247 - Segundo os últimos dados divulgados pelo Ministério da Saúde, 5.653 pessoas morreram de desnutrição em 2017 no Brasil, sendo uma média de mais de 15 pessoas por dia.

Os dados contradizem o dicurso feito pelo presidente Jair Bolsonaro, que afirmou nesta sexta (19) ser “uma grande mentira” dizer que há fome no Brasil.

Em entrevista à Folha, a professora Patricia Jaime, da Faculdade de Saúde Pública da USP, disse que “a morte por desnutrição é um extremo, mas a gente tem estágios de desnutrição e estágios de insegurança alimentar nutricional".

Outro dado que contradiz o discurso de Bolsonaro é o levantamento do Ministério da Cidadania de 2018. De acordo com o Mapeamento da Insegurança Alimentar e Nutricional (Mapa InSAN), 427.551 crianças com menos de cinco anos que são atendidas pelo Bolsa Família tinham algum grau de desnutrição, que é medido de acordo com o déficit de peso por idade ou de altura por idade.

A desnutrição em crianças, grupo mais vulnerável, é o indicador recomendado pela FAO (órgão da ONU para comida) para medir a fome, segundo a professora Patricia Jaime.

Já a última pesquisa do IBGE sobre o tema, 7,2 milhões de pessoas vivem em situação de insegurança alimentar grave no país, que é quando alguém passa o dia todo sem comer por falta de dinheiro para comprar alimentos e há redução quantitativa de alimentos entre crianças.

Com informações da Folha de S. Paulo.

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247