Dilma inaugura teleférico no Complexo do Alemão
Presidente vai ao Rio de Janeiro, em lanamento do primeiro transporte de massa por cabo do Pas
Agência Brasil/Agência Estado – A presidente Dilma Rousseff inaugurou hoje, no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, o teleférico da comunidade, o primeiro transporte de massa por cabo do País. O teleférico faz parte do pacote de obras de urbanização integrada do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) na comunidade.
Para a construção do teleférico, foram investidos R$ 210 milhões, entre recursos do governo federal e contrapartida do governo do estado. Com 3,5 quilômetros de extensão, o teleférico possui 152 gôndolas – os chamados bondinhos – com capacidade para transportar até dez pessoas, permitindo atender 30 mil passageiros por dia. Ao todo, serão seis estações: de Bonsucesso, do Adeus, da Baiana, do Alemão, de Itararé e da Palmeira.
Durante o primeiro mês, os moradores serão cadastrados pela Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro (Fetranspor) e treinados para embarque e desembarque. No período o funcionamento será de apenas quatro horas diárias (das 9h às 11 horas e das 14h às 16 horas), e as passagens serão gratuitas. Em agosto, a tarifa de R$ 1 passará a vigorar, e o horário será estendido em duas horas. No mês seguinte, a circulação será entre 8h e 18 horas. Em quatro meses o teleférico funcionará plenamente. A integração com a SuperVia será gratuita.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: