Dirceu às vésperas da eleição não tem impacto eleitoral, diz Gurgel
Julgamento do ex-ministro da Casa Civil será na semana das eleições, mas o procurador-geral afirma que isso não deve alterar a percepção do eleitor
247 – Com o novo fatiamento do mensalão proposto pelo relator Joaquim Barbosa, o julgamento dos três principais réus do núcleo político do mensalão (José Dirceu, José Genoino e Delúbio Soares) ocorrerá na semana que antecede as eleições municipais, marcadas para 7 de outubro. Essa nova fórmula contou com o apoio do procurador-geral da República, Roberto Gurgel, que não vê qualquer impacto eleitoral na decisão de Barbosa. Segundo ele, a sociedade brasileira estaria “madura” para entender problemas dessa natureza.
Barbosa fez o fatiamento para separar aqueles que receberam dinheiro – como Roberto Jefferson, Valdemar Costa Neto e outros que estão sendo julgados agora – daqueles que pagaram. Gurgel considerou natural a decisão. “Na verdade, o que sempre se falou é que o julgamento teria impacto nas eleições, mas o julgamento precisa ocorrer da forma mais adequada”, afirmou.
O procurador também sinalizou que o julgamento da Ação Penal 470 poderá repercutir em outras ações semelhantes, que envolvem os mensalões do DEM e do PSDB. “Se temos aqui uma condenação dos réus, nós temos aqui uma condenação desse tipo de prática e um alerta: quem proceder dessa forma poderá ter o mesmo destino que o Ministério Público entende que deve ter os réus desta ação”, afirmou.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: