Dirceu defende asilo a Snowden

Em blog, ex-ministro diz que, depois de Itamaraty receber um senador boliviano processado e condenado por crimes comuns pela justiça de seu país, negar asilo político, agora, a um cidadão norte americano que prestou um serviço à causa dos direitos humanos, denunciando a espionagem ilegal que viola todas convenções e leis internacionais, é se submeter às pressões do governo Obama

Dirceu defende asilo a Snowden
Dirceu defende asilo a Snowden

247 – O ex-ministro José Dirceu defendeu em seu blog que o Itamaraty aceite o pedido de asilo Edward Snowden. Leia:

Itamaraty não deve negar asilo a Snowden

O Itamaraty confirmou ter recebido um pedido de asilo de Edward Snowden que, recentemente, divulgou uma série de documentos que atestam a espionagem levada a cabo pelo governo Obama em e-mails e canais da internet de cidadãos norte-americanos e de outros países.

Snowden, que atuava na Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos, está agora na Rússia e encaminhou o pedido de asilo ao Itamaraty na segunda-feira. Acusado pelo governo norte-americano de traição e espionagem, ele denunciou que o vice-presidente do país, Joe Biden, vem pressionando líderes mundiais para que não concedam visto a ele.

O site WikiLeaks divulgou que Snowden já pediu asilo a 21 países. Ele chegou, inclusive, a enviar uma mensagem ao presidente do Equador, Rafael Correa, pelo site. Nela, ele agradece o apoio e a recusa de extradição. Correa confirmou que Joe Biden vem pedindo a rejeição dos pedidos de asilo político de Snowden.

Espero que o Itamaraty não negue o asilo a Snowden. E que façamos como outros países que afirmaram que vão analisar o pedido desde que Snowden esteja em seus territórios. Pelo menos isso. Até porque o Itamaraty já deu asilo a um senador boliviano processado e condenado por crimes comuns pela justiça de seu país...

Negar asilo político, agora, a um cidadão norte americano que prestou um serviço à causa dos direitos humanos, denunciando a espionagem ilegal que viola todas convenções e leis internacionais, é se submeter às pressões do governo Obama. Como fizeram os governos de Portugal, Espanha, Itália e França, que negaram permissão ao avião do presidente bolivano Evo Morales para pousar, sob suspeita de estar transportando Edward Snowden. 

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247