Diretor de Itaipu defende protagonismo do setor público na ciência e inovação no Brasil
Durante evento em Foz do Iguaçu, Iggor Rocha destacou investimentos da Itaipu e o papel das instituições públicas na produção científica nacional
247 - O setor público brasileiro segue como principal motor da ciência e da inovação no país, afirmou o diretor administrativo da Itaipu Binacional, Iggor Gomes Rocha, durante o evento “Circuito de Inovação: Parcerias que Movem o Oeste e Inspiram o Futuro”. O encontro foi promovido nesta quinta-feira (24), no espaço Itaipu Parquetec, e teve como foco o fortalecimento de parcerias entre empresas, instituições e o poder público para o desenvolvimento da região Oeste do Paraná. A informação pela Itaipu Binacional.
Representando o diretor-geral brasileiro da Itaipu, Enio Verri, Iggor Rocha ressaltou o papel determinante das instituições públicas no avanço do conhecimento científico no Brasil. “No Brasil, a ciência é basicamente promovida pelas instituições públicas, que representam mais de 98% dos artigos científicos publicados em revistas credenciadas”, destacou. Segundo ele, a Itaipu tem cumprido um papel relevante nesse cenário: “A Itaipu é financiadora do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT). Em 21 anos, estamos chegando à marca de R$ 1 bilhão de investimentos acumulados.”
Rocha também mencionou os esforços da Binacional em promover a inovação aberta, citando o edital voltado à tecnologia 5G como exemplo. “A ideia é prosseguir com outras iniciativas como essa. Temos total interesse nesse tipo de pauta”, afirmou, demonstrando o compromisso da empresa com novas soluções tecnológicas.
O diretor de Negócios e Empreendedorismo do Itaipu Parquetec, Eduardo de Miranda, também participou do evento e ressaltou a importância de ações colaborativas entre diferentes agentes do ecossistema de inovação. “É importante promover a aproximação de atores que muitas vezes estão no mesmo território, mas atuam de forma isolada”, pontuou. Para ele, a criação do Itaipu Parquetec é prova de que a união estratégica entre diferentes setores pode gerar resultados expressivos: “A própria criação do Itaipu Parquetec pela Itaipu mostra como a atuação unificada e organizada de diversos setores de inovação pode gerar excelentes frutos para o território.”
A iniciativa integra as ações do Convênio Finep Parques, voltadas ao fortalecimento do ecossistema de ciência e tecnologia da região. O encontro reuniu cerca de 200 participantes, entre colaboradores da Itaipu, representantes de empresas, instituições parceiras e profissionais da área de inovação. Ao promover o intercâmbio de experiências e conhecimentos, o evento reforçou o compromisso da Itaipu com o desenvolvimento sustentável e tecnológico do Oeste do Paraná.
