Educador alerta para risco de universidades fecharem até fim do ano

Nelson Cardoso Amaral, professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Goiás, diz que o sentimento que tem quanto às políticas públicas do governo federal para a educação é de frustração e alerta para o risco de as universidades fecharem atá o fim do ano, devido aos cortes de verbas promovidos pelo governo Bolsonaro

Educador alerta para risco de universidades fecharem até fim do ano
Educador alerta para risco de universidades fecharem até fim do ano

247 - Nelson Cardoso Amaral, professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Goiás, diz que o sentimento que tem quanto às políticas públicas do governo federal para a educação é de frustração e alerta para o risco de as universidades fecharem atá o fim do ano, devido aos cortes de verbas promovidos pelo governo Bolsonaro.

Ele opina em entrevista ao jornalista Renato Grandelle, no jornal O Globo que o Plano Nacional de Educação, que deveria nortear as políticas do setor pelos próximos cinco anos, está abandonado. Foi substituído pela retórica reacionária e obscurantista de Bolsonaro e seus apoiadores de direita que forçam o debate sobre a chamada Escola Sem Partido e tentam desconstruir a imagem do educador Paulo Freire, um dos mais respeitados intelectuais brasileiros.

O governo Bolsonaro encontra-se em plena ofensiva para destruir as universidades federais, cortando 30% do orçamento dessas instituições. Para Amaral, a medida é autoritária. Ele lembra que o Congresso já aprovou o orçamento das instituições de ensino superior. 

Leia mais

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247