CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Brasil

Ellen Gracie antecipa saída do STF

Ministra ainda teria sete anos na corte, mas sai no dia 8 de agosto, como indica documento assinado e entregue por ela ao Ministrio da Justia; a sucesso j discutida e os principais nomes considerados so de mulheres

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Fernando Porfírio_247 - A ministra Ellen Gracie, 63, vai antecipar a saída do Supremo Tribunal Federal. Primeira mulher a chegar ao STF e também a primeira a presidir a corte suprema, Ellen Gracie sai 11 anos depois da posse e sete antes da idade limite para a aposentadoria no cargo. A data prevista é 8 de agosto. O documento assinado pela ministra comunicando sua saída foi entregue ao Ministério da Justiça.

Ellen Gracie foi indicada para o cargo de ministra pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso. Nascida no rio de Janeiro, Ellen Gracie fez carreira no rio Grande do Sul, onde foi presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A sucessão da ministra já é discutida no país. Até agora, os principais nomes colocados na mesa de discussão são de mulheres. O principal deles é o da juíza brasileira do Tribunal Penal Internacional (TPI), Sylvia Steiner. O mandato de Sylvia no TPI terminaria no começo de 2012. Sua ida para o STF abriria uma vaga no tribunal internacional, que poderia ser ocupada por Ellen Gracie.

Outro nome cogitado para substituir Ellen é o da procuradora do estado de São Paulo e professora da PUC de São Paulo e do Paraná, Flávia Piovesan. O trabalho consistente da professora na área de Direitos Humanos, alinhado com a jurisprudência contemporânea do Supremo, é seu principal certificado de habilitação para a vaga.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Ainda aparece o nome da ministra Maria Elizabeth Rocha, do Superior Tribunal Militar. A ministra assessorou a presidente da República, Dilma Rousseff, quando ela chefiou a Casa Civil, durante parte do governo Lula.

Outras ministras lembradas para o cargo são Maria Thereza de Assis Moura e Fátima Nancy Andrighi, do STJ, e Maria Cristina Peduzzi, do Tribunal Superior do Trabalho.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO