CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Brasil

Em audiência na Câmara, Ministério da Economia se opõe a projeto sobre quebra de patentes de vacinas

O projeto de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS) busca obrigar donos de patentes a disponibilizar as informações sobre o processo de produção para que fabricantes nacionais possam ter controle

Prédio do Ministério da Economia, Brasília (DF) (Foto: REUTERS/Adriano Machado)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Em audiência na Comissão Geral na Câmara dos Deputados, o secretário de Advocacia da Concorrência e Competitividade do Ministério da Economia, Geanluca Lorenzon, afirmou que a proposta em discussão no Congresso que quebra a patente das vacinas contra a Covid-19 pode prejudicar o país na importação de insumos para produção de imunizantes e atrasar o calendário de vacinação.

O projeto de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS) busca obrigar donos de patentes a disponibilizar as informações sobre o processo de produção para que fabricantes nacionais possam ter controle, rompendo o monopólio das farmacêuticas sobre as vacinas.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

"Nem a Índia que tem capacidade de produzir o princípio ativo quebrou a patente unilateramente. O que a Índia fez? foi buscar um consenso global. Se nós como país quisermos quebrar a patente, devemos fazer o mesmo, vamos entrar no consórcio se for necessario, se assim for decidido. É passar uma legislação que será completamente inefetiva e, além de inefetiva, pode prejudicar que o Brasil importe princípio ativo. A gente pode atrasar os nossos contratos em razão disso", afirmou Lorenzon, conforme reportado no Globo.

A OMS pediu em abril às autoridades federais que apoiem a iniciativa global pela suspensão de patentes de vacinas, que está em debate na organização.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO