CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Brasil

Em busca dos dinossauros de Marília

Novela da Globo ressuscita escavao de fsseis raros, descobertos no interior paulista

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 – A partir da próxima quarta-feira vão ser retomadas as escavações de fósseis de um raro titanossauro, descoberto em 2009 na região de Marília, no interior paulista. As escavações serão realizadas via parceria entre o Museu de Paleontologia (mantido pela Prefeitura de Marília), Universidade de Brasília(UNB), Universidade Federal do Rio de Janeiro(UFRJ) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Segundo o paleontólogo e coordenador do Museu de Paleontologia de Marília, William Nava, há muita expectativa de se descobrir material de “grande valor científico” e também desvendar os mistérios da nossa história dos terrenos paulistas, considerada ainda muito escassa. “A ciência se move pela curiosidade e transforma a humanidade”, diz o paleontólogo.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O titanossauro foi uma espécie de herbívoro, quadrúpede, que media aproximadamente 12 metros de comprimento e viveu no período cretáceo, há cerca de 100 milhões de anos. Segundo William Nava essa é a espécie procurada na novela da TV Globo “Morde e Assopra”, pela protagonista da trama, interpretada pela atriz, Adriana Esteves – que faz uma paleontóloga. “O titanossauro é considerado um dos maiores dinossauros brasileiros e viveu em praticamente toda América do Sul, por isso ele causa tanta curiosidade em nós cientistas”, estebelece o pesquisador.

Para Willian Nava, é de suma importância para pesquisas o titanossauro devido ao grau de articulações dos fosseis, “Nós, pesquisadores, acreditamos que depois de todo o trabalho de remoção do material ósseo da rocha, a qual será trazida para o Museu ou mesmo para outro local de estudo, poderemos descobrir detalhes muito importantes desses fosseis, então nós poderemos saber por meio dos estudos morfológicos dos ossos e das vértebras, se é uma espécie nova de titanossauro ou não. Nós acreditamos que há probabilidade de ser. Gostaria de ressaltar também que há grandes chances de encontrarmos o crânio do animal e isso tem nos motivado ainda mais. De forma geral é uma descoberta muito importante para ciência brasileira”, analisa.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O prefeito Mário Bulgareli ufana-se: “Marília é conhecida mundialmente pelo trabalho apresentado no museu e agora com a novela Morde e Assopra nossa cidade tem sido apresentada ao Brasil e ao mundo, pois a novela também passa na Globo Internacional. Estamos muito felizes com essa vitrine”.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO