Em discurso conciliador, Maia defende respeito a decisões do STF
O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, fez nesta terça-feira (26) um pronunciamento conciliador pregando respeito à Constituição e a independência entre os Poderes
247 - O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), em pronunciamento no plenário no início da sessão desta terça-feira (26), defendeu a democracia, a Constituição, o respeito entre os Poderes e o papel da imprensa na democracia.
De acordo com Maia, a independência entre os Poderes é pilar fundamental da democracia. “É isso o que determina a Carta constitucional, e todos juramos respeitá-la”, disse.
A declaração ocorre dias após Jair Bolsonaro (sem partido) e seus ministros terem criticado decisão de Celso de Mello, do Supremo, que autorizou a divulgação do vídeo da reunião ministerial de 22 de abril, informa a jornalista Danielle Brant na Folha de S.Paulo.
No último domingo (24), Bolsonaro divulgou em uma rede social um trecho da lei de abuso de autoridade, no que foi entendido como um ataque direto à corte.
Maia criticou a opinião de Bolsonaro e de seus aliados, que relacionam medidas protetivas adotadas por governantes estaduais e municipais à crise econômica que o país vai passar em decorrência da pandemia.
“A quarentena, o isolamento social, não são os culpados por derrubar a economia. Quem derruba a economia é o vírus”, afirmou Maia. “O distanciamento momentâneo entre as pessoas salva vidas.”
