HOME > Brasil

Em discurso na posse de Barroso, Gilmar Mendes diz que STF sobreviveu a “conspirações e atos de terrorismo”

Decano do STF enfatizou os ataques ao processo eleitoral nas eleições recentes e ressaltou que minar a confiança no sistema eleitoral equivale a minar a Constituição de 1988

Ministro do STF Gilmar Mendes (Foto: Fellipe Sampaio/SCO/STF)

247 - O Ministro Gilmar Mendes, que ocupa a posição de decano no Supremo Tribunal Federal (STF), discursou durante a cerimônia de posse do novo presidente da Corte, Luís Roberto Barroso. No seu pronunciamento, Mendes expressou preocupação com ameaças que colocam em risco a democracia, sem mencionar diretamente o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Mendes destacou que o STF enfrentou desafios substanciais, incluindo ataques verbais e até mesmo ameaças físicas contra seus membros e seus familiares. Ele também mencionou tentativas de interferência nas eleições e conspirações para prender membros do tribunal, além de atos de terrorismo e ameaças de explosões, algumas das quais ocorreram, como no aeroporto de Brasília. >>> Barroso afirma que Forças Armadas não sucumbiram ao golpismo

Em seu discurso, o decano do STF enfatizou repetidamente os ataques ao processo eleitoral nas eleições recentes e ressaltou que minar a confiança no sistema eleitoral brasileiro equivale a minar a Constituição de 1988.


O Ministro Luís Roberto Barroso assumiu a presidência da Corte, sucedendo a Ministra Rosa Weber, que se aposentou ao completar 75 anos, idade limite para permanecer no STF. Barroso, natural de Vassouras, no Rio de Janeiro, foi indicado pela ex-presidente Dilma Rousseff e ingressou no STF em junho de 2013, ocupando a vaga deixada por Carlos Ayres Britto. Antes disso, ele já era considerado um nome cotado para integrar o tribunal. (*Com informações da Folha de S.Paulo.)