Em fim melancólico, Temer não repassou um centavo para mais de 500 programas
Faltando três meses para o fim do governo Michel Temer, 508 programas e projetos - dos 1.585 previstos no Orçamento - ainda não receberam nenhum recurso ao longo do exercício de 2018; ao todo, 20% desses programas sofrem com falta de recursos desde 2016, quando Temer chegou poder por meio de um golpe parlamentar; somente neste ano, cerca de R$ 9 bilhões destinados a ações que incluem compra de medicamentos, construção de barragens e hospitais, deixaram de ser repassados
247 - Faltando três meses para o fim do governo Michel Temer, mais de 500 programas e projetos - dos 1.585 previstos no Orçamento deste ano - ainda não receberam nenhum recurso ao longo do exercício de 2018. Ao todo, 20% desses programas sofrem com falta de recursos desde 2016, quando Temer chegou poder por meio de um golpe parlamentar. Somente neste ano, cerca de R$ 9 bilhões destinados a estas ações deixaram de ser repassados.
Segundo reportagem dos jornalistas Mariana Carneiro e Julio Wiziack, os projetos e programas que sofrem com a falta de recursos vão desde a preservação do patrimônio histórico e natural até a construção de hospitais e barragens e até mesmo a aquisição de medicamentos.
O governo alega que 91% do Orçamento é comprometido com o pagamento de despesas obrigatórias, o que deixa pouca margem para investimentos. Além disso, o ajuste fiscal imposto por Temer também limita o nível de repasses.
Nesta linha até mesmo instituições internacionais das quais o Brasil faz parte estão sem receber os aportes necessários. Pelo menos dez órgãos internacionais, como a FAO e Unido, agências da Organização das Nações Unidas (ONU), não receberam recursos neste exercício.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: