CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Brasil

Empresa tem um mês para devolver lixo aos EUA

Em entrevista ao Brasil 247, superintendente do Ibama em Pernambuco ressalta que multa de R$ 6 mi importadora pena mxima para crime ambiental

Empresa tem um mês para devolver lixo aos EUA (Foto: PRISCILLA BUHR/AGÊNCIA ESTADO)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Diego Iraheta_247 - A resposta das autoridades ambientais ao escândalo do lixo hospitalar em Pernambuco veio no mesmo tom de revolta dos moradores do estado. O Ibama decidiu aplicar pena máxima à empresa que importou ilegalmente o material dos Estados Unidos. A multa exigida da Império do Forro de Bolso, do empresário Altair Teixeira de Moura, é de R$ 6 milhões. Ele vendeu restos de lençóis e fronhas de hospitais americanos para donos de confecções de Santa Cruz do Capibaribe, a 190 quilômetros de Recife. Condenado pelos empreiteiros da cidade, Altair terá que devolver o lixo aos EUA até o fim de novembro. Os custos do envio ficarão a cargo do importador.

“A incineração no Brasil é a última opção”, enfatiza a superintendente do Ibama em Pernambuco, Ana Paula Pontes. Em entrevista ao Brasil 247, ela detalhou as ilegalidades na atividade de Altair no no agreste pernambucano. Também sublinhou o problema urbano que é a destinação de lixo no Brasil. “E você receber esse lixo, de fora, é uma falta de respeito”, indigna-se. Leia a entrevista completa:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Brasil 247: A definição de um valor tão elevado para a multa foi influenciada pela perplexidade dos pernambucanos com o caso?

Ana Paula Pontes: Não foi só por isso. É, sim, a pena máxima para crime ambiental. O dono dessa empresa infringiu a Convenção de Basiléia (acordo internacional sobre controle de resíduos perigosos), assinada pelo Brasil. Não é permitida a entrada de qualquer tipo de lixo no País sem autorização do governo. Ele também violou uma resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiental que trata desse assunto.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Todas as empresas de Altair foram multadas?

Na verdade, o Ibama aplicou quatro multas. Três foram para cada uma das filiais do Império do Forro de Bolso – de Santa Cruz do Capibaribe, Caruaru e Toritama. A quarta foi para a Aliança Navegação e Logística, que transportou os produtos perigosos à saúde humana e ambiental. A empresa brasileira também foi notificada a devolver a carga de lixo hospitalar que desembarcou no Porto de Suape.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Qual é o prazo para a companhia enviar o lixo de volta aos Estados Unidos?

Ela tem um mês para enviar de volta os contêineres que estão no Porto de Suape e somam 46,7 toneladas.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

E os restos de lixo hospitalar que já foram encontrados no galpão da empresa de Altair? Também serão devolvidos?

O material que já estava no Brasil poderá ser também remetido de volta aos Estados Unidos. Tanto o governo de Pernambuco, o Ibama e o país de origem discutem o retorno desse lixo. Mas, se por questões internacionais, esse lixo não puder ser devolvido, ele tem que ser incinerado. Mas a incineração no Brasil é última opção.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Quais os problemas ambientais decorrentes da entrada de lixo hospitalar dos EUA no Brasil?

Um dos grandes problemas urbanos que o Brasil enfrenta hoje é a destinação do lixo. A gente vive uma batalha com municípios para legalizar aterros sanitários. Qualquer cidade grande tem esse problema. E você não pode receber esse lixo hospitalar de fora – sem nenhum acordo que permita isso. Não se pode tratar o país como se ele não tivesse uma legislação ambiental ou como se fosse quintal de casa pra jogar lixo. É uma falta de respeito.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

E é um risco à saúde dos pernambucanos…

Sim, há risco de contaminação por causa do alto número de seringas, cateteres e luvas hospitalares, misturados ao lixo.

Existe a possibilidade de o valor da multa a Altair ser revisto pelo Ibama?

Ele tem 20 dias para apresentar a defesa. Nós vamos analisar as justificativas dele. Mas, de todas as explicações que já foram dadas, nenhuma vai eximir ou apagar o dano e o prejuízo já causado. Muito dificilmente, haverá qualquer alteração na multa.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO