Enchentes afetam 800 mil pessoas em Santa Catarina

Boletim divulgado pela Defesa Civil mostra que mais de 779 mil pessoas foram afetadas at agora; a previso de que o estado continue sendo castigado, com chuvas fortes e queda de granizo nessa sexta-feira

Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

Subiu para 779.596 o número de pessoas afetadas pela chuva em Santa Catarina, segundo boletim divulgado no final desta tarde pela Defesa Civil. Já decretaram estado de emergência 26 cidades. Outros dois municípios, Brusque e Rio do Sul, decretaram estado de calamidade pública por causa de enchentes.

Há pouco mais de 7.800 desabrigados (aqueles que perderam tudo e necessitam de abrigos públicos) e 54 mil desalojados (aqueles que podem contar com a ajuda de familiares e vizinhos). Em Guabiruba, um homem de 66 anos morreu. Ele estava trabalhando no telhado de sua casa quando a estrutura desabou.

Segundo o governo do Estado, os acumulados da chuva das últimas 92 horas já passam de 200 milímetros em alguns municípios, o que equivale ao valor esperado para o mês inteiro. A principal região atingida é o Vale do Itajaí. Blumenau tem 15 mil pessoas impossibilitadas de voltar para suas residências enquanto Rio do Sul tem 10 mil. Muitas cidades também estão com problemas nos serviços básicos, como água, energia, transporte e comunicação.

Até as 16 horas, dez municípios já haviam recebido alimentação, água potável, colchões e cobertores. Foram disponibilizadas oito mil cestas básicas para atender os afetados. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão é de que a chuva dê uma trégua no final de semana. Tanto em Santa Catarina quanto no Rio Grande do Sul, o tempo ficará entre nublado e parcialmente nublado em todas as regiões dos Estados.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como:

• Cartão de crédito na plataforma Vindi: acesse este link

• Boleto ou transferência bancária: enviar email para [email protected]

• Seja membro no Youtube: acesse este link

• Transferência pelo Paypal: acesse este link

• Financiamento coletivo pelo Patreon: acesse este link

• Financiamento coletivo pelo Catarse: acesse este link

• Financiamento coletivo pelo Apoia-se: acesse este link

• Financiamento coletivo pelo Vakinha: acesse este link

Inscreva-se também na TV 247, siga-nos no Twitter, no Facebook e no Instagram. Conheça também nossa livraria, receba a nossa newsletter e ative o sininho vermelho para as notificações.

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247