CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Brasil

Estiagem no Sul afeta 1,5 milhão de pessoas

J so 261 municpios em situao de emergncia no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina; ncleos estaduais da Defesa Civil distribuem estoque de gua para populao que depende de poos artesianos; cresce prejuzo da lavoura nos dois estados

Estiagem no Sul afeta 1,5 milhão de pessoas (Foto: AGÊNCIA ESTADO)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Diego Iraheta _247 - Enquanto a Região Sudeste sofre com as chuvas, o Sul do País encara uma forte estiagem. No Rio Grande do Sul, 188 municípios já decretaram situação de emergência. Um milhão de pessoas são afetadas. “A população gaúcha diz que é uma das piores secas dos últimos anos”, revela o sargento Fernando Santos Sofka, da Defesa Civil do Rio Grande do Sul. Em Santa Catarina, são 73 municípios em situação de emergência e 457 milhões de pessoas atingidas.

Um dos principais problemas em época de seca é a falta de água para o consumo. Como os poços secam no interior do Sul, aumenta o risco de desidratação. Por isso, os núcleos estaduais da Defesa Civil enviam galões e “lonas” que acondicionam água para distribuir à população das áreas afetadas. A entrega desse estoque emergencial de água depende dos pedidos de cada município à Defesa Civil do estado.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

As perdas para a agricultura e pecuária também são incontáveis nos 261 municípios do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. “Sem chuva nem água nos rios, a plantação seca, o animal fica sem água. É necessário comprar ração especial para esses animais. Tem agricultor que perde tudo”, descreve o sargento Fernando Santos Sofka.

Só em SC, os prejuízos da atividade agropecuária com a estiagem ultrapassam R$ 400 milhões. As perdas ocorrem principalmente nas lavouras de milho, feijão, leite e soja. A estiagem no Sul deve se estender até o meio de fevereiro.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO