CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Brasil

Estudo: dois em cada três presos são negros

Publicação do Fórum Brasileiro de Segurança Pública aponta também para aumento da população negra no sistema carcerário ao mesmo tempo em que a mesma taxa em relação à população branca diminuiu

(Foto: Wilson Dias/Agência Brasil) (Foto: Wilson Dias/Agência Brasil)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Um estudo divulgado no último domingo (18) pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública revelou dados alarmantes sobre o sistema carcerário brasileiro e as desigualdades raciais que o afetam. Segundo a publicação,dois em cada três presos no Brasil são negros, e em 15 anos, a população negra encarcerada cresceu 14%, enquanto a de brancos diminuiu 19%. 

O Anuário diz que “no Brasil, se prende cada vez mais, mas, sobretudo, cada vez mais pessoas negras”, o que é reflexo de “uma forte desigualdade racial”. Desta forma, punições mais severas são dirigidas à população negra.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O Anuário também nota que o perfil das prisões segue o padrão das vítimas de homicídios, que, no geral, “são homens jovens, negros e com baixa escolaridade”. 

A publicação também notou o crescimento de 71% da população feminina em prisões desde 2008, assim como a violação de direitos fundamentais dos presos durante a crise gerada pelo coronavírus, já que práticas de prevenção, como o distanciamento social, não foram implementadas devidamente nas prisões brasileiras.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO