FHC ataca Venezuela e Argentina por distribuírem renda

Para FHC, isso seria o motivo da crise econômica dos dois países. Ele não citou o fato da Venezuela estar sob embargo econômico e o fato da Argentina ter sido governada por décadas por governo neoliberais

(Foto: NACHO DOCE - REUTERS)
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

247 - Fernando Henrique Cardoso (PSDB) criticou Argentina e a Venezuela por distribuírem renda, em discussão promovida pelo banco BTG Pactual. Segundo ele, isso seria o motivo da crise econômica dos dois países e um alerta para o Brasil, pois “pertencemos ao mesmo universo que escorrega fácil”.

“Tem um lado que arrebentou todos esses países, que foi o populismo. Na Argentina e também na Venezuela”, disse FHC. “Na Argentina, a ascensão rápida das massas sindicais, a urbanização muito grande e riqueza que ela tinha levaram à ambição de todo mundo participar. Na Venezuela, sem ter a mesma riqueza, tinha o petróleo.”

“Se você pensa só olhando pelo seu povo e começa a distribuir renda que ainda não tem, como foi na Venezuela, você está perdido. Na Argentina, distribuíram demais, houve uma pressão muito grande sindical, além do razoável.”

“Temos que olhar para esses países da América Latina com muita atenção, porque, queiramos ou não, pertencemos ao mesmo universo, e esse universo escorrega fácil.”

Ele não citou o fato da Venezuela estar sob embargo econômico de países como Estados Unidos e o fato da Argentina ter sido governada por décadas por governo neoliberais ao estilo do dele quando governava o Brasil.

O conhecimento liberta. Saiba mais

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247