HOME > Brasil

Fim do horário de verão, decretado por Bolsonaro, deixou de evitar 700 roubos mensais no Rio

Canetada de Jair Bolsonaro que acabou com o horário de verão deixou de evitar o registro de quase 700 ocorrência de roubo no Rio de Janeiro, diz pesquisa

Fim do horário de verão, decretado por Bolsonaro, deixou de evitar 700 roubos mensais no Rio (Foto: Renato Araújo/ABr)

247 - Apesar de afirmar ser intransigente contra a criminalidade, Jair Bolsonaro conseguiu “com uma canetada” evitar uma queda significativa nas estatísticas de roubo no Rio de Janeiro. Um estudo elaborado pelos pesquisadores Claudio Frischtak e Renata Canini (do Inter B), e Miguel Foguel (Ipea/PUC), duvulgado pela coluna do jornalista Ancelmo Gois, aponta que o fim do horário de verão, decretado por Bolsonaro deixou de evitar uma média mensal de 698 ocorrências mensais. 

O levantamento, analisou e comparou as estatísticas mensais do período de 2003 a 2018 com a vigência ou não do horário de verão. “Quanto mais você estica a luminosidade do dia, maior é a circulação de pessoas nesses horários, o que termina inibindo o ladrão”, disse Frischtak à reportagem. Em 2007, quando os EUA ampliaram o horário de verão em um mês, as estatísticas de roubos recuaram 7%, em média.